A ação reforça o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável
De iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), durante a operação, técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC) e policiais do BPA apreenderam duas motocicletas, uma motosserra e madeiras serradas. Os equipamentos estavam sendo utilizados para atividades de corte e transporte ilegal de madeira na área protegida, violando as normas de preservação estabelecidas para a Unidade de Conservação.
A ação integra uma estratégia mais ampla da Sedam para intensificar as ações de fiscalização nas Unidades de Conservação e busca minimizar os impactos negativos causados pela exploração ilegal de recursos naturais, como o corte de árvores nativas e a degradação do solo.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, salientou a importância das ações conjuntas e o trabalho da gestão em garantir o desenvolvimento sustentável. “O governo está empenhado em proteger o patrimônio ambiental do estado e coibir práticas ilegais que comprometam o equilíbrio da biodiversidade. Trabalhamos com responsabilidade e, principalmente, com respeito às futuras gerações.”

Os equipamentos estavam sendo utilizados para atividades de corte e transporte ilegal de madeira na área protegida
Segundo o coordenador da CUC, Daniel Santos de Souza, a ampliação das ações é fundamental para combater os crimes ambientais e preservar a biodiversidade. “A fiscalização contínua é indispensável para coibir práticas ilegais nas Unidades de Conservação. Nosso trabalho tem sido reforçado em parceria com a Polícia Ambiental, e os resultados mostram que estamos no caminho certo quanto à proteção e ações desenvolvidas nessas áreas tão importantes para o equilíbrio ecológico e o futuro das próximas gerações,” destacou.
O secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, reforçou a necessidade de intensificar a vigilância em todo o território estadual: “a preservação ambiental depende de uma fiscalização rigorosa. Temos ampliado os esforços para garantir que as Unidades de Conservação estejam protegidas contra invasões e práticas ilegais, as quais ameaçam a biodiversidade e os recursos naturais de Rondônia.”
RESERVA EXTRATIVISTA ROXINHO
É uma das diversas UCs administradas pela Sedam que desempenha um função essencial na manutenção dos ecossistemas e na proteção da floresta amazônica. Contando com mais de 880 hectares, é uma área destinada à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais por populações tradicionais, sendo proibidas práticas que causem degradação ambiental, como o desmatamento ilegal.
0 Comentários