Sistema de proteção direcionado aos emails institucionais foi implantado pelo governo de Rondônia no início de dezembro
O gerente de DataCenter da Coordenadoria de Infraestrutura e Serviços (Coinfra), Jean Franco, explicou como a ferramenta funciona. “O sistema é como um firewall e antivírus, mas para os emails institucionais. Bloqueia spam, links maliciosos e mensagens perigosas; também verifica os links e arquivos enviados nos emails, a fim de proteger contra golpes e garantir mais segurança no dia a dia.”
Além de realizar bloqueios automáticos, o sistema emite relatórios e permite que análises manuais sejam feitas quando necessárias, facilitando a gestão e a resposta a incidentes.
TECNOLOGIA E SEGURANÇA
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância dessa inovação para o Poder Executivo. “O governo preza pela segurança dos sistemas utilizados no serviço público. Por isso, investir em tecnologia é importante para construção de uma administração pública mais eficiente e segura.”
Nesse viés, o sistema possibilita que os servidores entrem em contato com a equipe de Tecnologia da Informação (TI), caso precisem liberar algum email que tenha sido bloqueado por engano, o que garante o funcionamento da ferramenta de forma prática e eficiente.
Para o superintendente da Setic, Delner Freire, a ação leva em conta a segurança cibernética para promover o bem-estar dos colaboradores. “Essa ferramenta aumenta a segurança dos emails institucionais e protege os dados dos servidores. Com essa solução, damos mais proteção e tranquilidade para quem faz parte do governo”, pontuou.
0 Comentários